quinta-feira, 26 de novembro de 2015

LAN pode voltar a operar nos fingers do Aeroparque

Em março de 2013, e argumentado um suposto não pagamento, pela então interventora estatal da Intercargo, María Cecilia García, solicitou as autoridades da Aeropuertos Argentina 2000 que suspendesse o serviço de fingers(pontes de embarque direto) à LAN.

Intercargo é uma empresa estatal que controla as rampas e serviços aeroportuários. Como parte de suas funções, administra o serviço de fingers a todas as companhias que operam na Argentina, com exceção de Aerolíneas Argentinas e American Airlines.

García é uma contadora muito próxima do ministro da Economia, Axel Kicillof. Em março deste ano terminou a intervenção estatal na Intercargo, mas García foi nomeada a presidente da companhia, após a restruturação.

A antiga resolução de García afetou diretamente o serviço da LAN, já que seus clientes foram obrigados a utilizar ônibus para embarcar nos aviões, já que só poderia utilizar as posições remotas do aeroporto. A LAN atribuiu essa medida arbitrária da Intercargo com objetivo de favorecer as operações da Aerolíneas Argentinas, a sua maior concorrente em voos domésticos.

Agora, com a mudança do governo federal argentino, a LAN foi autorizada a utilizar novamente, depois de três anos, um finger para o embarque de um voo que foi do Aeroparque para Salta

O critério para a utilização dos fingers responde a porcentagem de voos que cada companhia opera no aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque) e a LAN Argentina deveria ter 33% .

Nenhum comentário:

Postar um comentário