quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Aliado na redução das emissões de CO2 da aviação

Na busca continua pela redução da emissão de CO2, as companhias aéreas contam com mais um reforço. Além dos fabricantes de equipamentos, agora é a vez das empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo (ESATAs) investirem no tema.

A Quality Ground Handling, especializada na prestação de serviços como refeições a bordo (catering), carregamento e descarregamento de aeronaves, lavanderia para materiais de conforto a bordo, é a primeira empresa do País a operar o trator elétrico, da fabricante francesa TLD, para o push back (movimentação de aeronaves).

“O trator elétrico foi desenvolvido pela TLD, na sua fábrica na França, para ser utilizado em várias aplicações. Seu alto desempenho, tecnologia e capacidade para a realização de serviços pesados, resistindo a condições severas de operação, o colocam como uma ótima solução no reboque de aeronaves com emissão zero de CO2”, explicou o diretor-presidente da Quality Ground Handling, Leandro Pessi.

A primeira companhia aérea a contratar da Quality o uso do JET-16 nessa modalidade foi a Passaredo. O procedimento foi iniciado em setembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos e desde então já foram realizadas mais de 1,5 mil operações de movimentação de aeronaves. “Essa operação inicial ocorreu com o reboque de uma aeronave ATR-72-600 desde o portão de embarque até a pista de taxiamento do aeroporto de Guarulhos”, completou Pessi.

Atenta às constantes inovações tecnológicas do setor e as discussões que avançam mundialmente para a formatação de um sistema internacional sobre as emissões de CO2 das empresas aéreas, a Passaredo aprovou a iniciativa. “Fomos apresentados ao projeto e logo nos simpatizamos com a ideia”, comentou o comandante Fernando Paes de Barros, vice-presidente executivo da companhia. “A companhia preza pela preservação ambiental em suas atividades. Atualmente, opera com aeronaves ATRs 72 que são consideradas as menos poluentes do mercado. A parceria com a empresa Quality Handling e o uso de equipamentos ecológicos, como os tratores elétricos reforçam o objetivo de diminuir os impactos ambientais”, declarou o gerente comercial e de marketing da companhia, Jaelcio França.

A Quality Ground Handling, por meio de uma visão voltada para sustentabilidade, acredita que é possível uma operação no Brasil com emissão zero de CO2, conforme práticas existentes em outros países. E para tornar realidade, a Quality segue investindo em novos equipamentos elétricos para atender aeronaves de todos os portes nos principais aeroportos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário