segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Lufthansa será a lançadora do A320neo

A Lufthansa - e não a Qatar Airways - será a lançadora do novo A320neo, da Airbus. A troca foi uma surpresa de último minuto. Por mais de um ano, tanto Airbus quanto Qatar Airways estavam anunciando a Qatar Airways como a primeira operadora do novo modelo. Lufthansa e Airbus agora dizem que a companhia alemã receberá o primeiro jato no fim do mês, fazendo-a assim a primeira companhia no mundo a ter o A320neo.

"Chegamos ao consenso que a Lufthansa será primeira companhia aérea a iniciar as entregas," disse a Airbus no comunicado à Dow Jones Business News. "Confirmamos a Lufthansa como a lançadora do A320neo neste ano."

A Qatar Airways recusou a entrega dos novos motores Pratt & Whitney devido a problemas técnicos nos mesmos, como disse o chefe executivo da Pratt parent United Technologies Corp.
O novo A320neo é a atualização da família de corredor único mais popular entre as companhias aéreas, que é 15% mais eficiente que os concorrentes. A Lufthansa encomendou 101 aeronaves desse modelo, com planos de 61 A320neo e 40 do A321neo, de acordo com a lista de encomendas da Airbus.
Airbus já tem mais de 4400 pedidos do novo A320neo. EASA e FAA certificaram os motores da Pratt no mês passado, liberando assim, o início das entregas. A Airbus também trabalha com a CFM(joint-venture entre a General Electric Co. e a France'sSafran SA) como alternativa de motorização aos A320neo's. Os aviões movidos pelos motores CFM serão entregues apenas em 2016.
Esta é a segunda vez este ano que a Lufthansa concordou em entrar numa brecha das fabricantes para se tornar a primeira operadora de um modelo. A companhia concordou que a Swiss International Air Lines (subsidiária da Lufthansa na Suíça), será a primeira operadora do CSeries, fabricado pela Bombardier, e será entregue no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário