terça-feira, 1 de dezembro de 2015

LATAM busca aliança comercial com a mexicana Interjet

Igancio Cueto, CEO da LATAM Airlines Group, disse que a companhia estpa conversando com a mexicana Interjet para firmar uma aliança comercial.

Cueto disse que a aliança de codeshare entre as companhias seria uma opção, mas 'é algo que analizaremos'. O empresário disse ainda que a Interjet é uma companhia 'que nos dá garantia de fazer coisas juntos. Estamos negociando'.

Em maio passado, a companhia mexicana já havia dito que buscava conversas com a LATAM para ver a possibilidade de levar adiante algum tipo de associação. Atualmente, a Interjet conta com alianças e codeshare com a Iberia, American Airlines e British Airways, todas pertencentes a aliança Oneworld, da qual a LATAM também faz parte.

Ignacio também disse que a LATAM mantem conversas com a IAG Group - que reúnes a Iberia e a British -  para uma aliança de codeshare. "No momento estamos estudando para ver qual é melhor, pois quanto mais profunda é uma aliança, mais autorizações legais se somam", disse ele e acrescentou: "Estamos conversando, sem pestamos, o mesmo acontece com a American Airlines desde que ingressamos na Oneworld".

Sobre o mercado de aviação mexicano, Cueto disse que se mantem o crescimento de passageiros, mas não em oferta de assentos por parte das companhias "É um país interessante para toda a região", disse. De acordo com a Dirección General de Aeronáutica Civil de México, entre janeiro e outubro deste ano a LATAM transportou 606 872 passageiros de ou para o México.

Anteriormente, LAN Airlines teve uma aliança com a Mexicana de Aviación até que ela deixou de operar em 2010.

A Interjet foi criada pelo empresário Miguel Ángel Magnani em 2005, que também atua como presidente da companhia. Ele mesmo disse há algumas semanas que pretendem fechar 2015 com 10 milhões de passageiros transportados, com crescimento de rotas e consolidação das que já opera no México, Caribe e Estados Unidos.

A companhia é a terceira maior do México em termos de participação de marcado, com 14,1%. Só é superada por Volaris (15,3%) e Aeromexico (com 25%), segundo dados da Secretaria de Comunicaciones y Transportes do México.

Em 2014, a Interjet que iniciou suas operações como uma low-cost, movimentou 9 milhões de passageiros, e atualmente opera conexões em 50 cidades do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário