O jato, prefixo PR-XTA, vai realizar seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo em direção a Manaus (AM), informou a companhia. A rota inaugural servirá para que as diferentes áreas da empresa, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo aparelho, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance.
“Estamos muito felizes em celebrar o recebimento do primeiro A350 XWB das Américas. Sua chegada pioneira nas Américas reforça o nosso compromisso constante de manter uma das frotas mais jovens e inovadoras do mundo. Queremos oferecer cada vez mais conforto aos nossos passageiros, com aeronaves com a mais moderna tecnologia disponível na aviação, que são mais eficientes e com menor impacto ambiental”, afirma a presidente da TAM S.A., Claudia Sender.
O início da programação internacional do A350 da Tam está programado para março do próximo ano. O modelo vai voar na rota São Paulo – Miami (Estados Unidos) e, a partir de abril, na rota SP – Madri (Espanha) e, no segundo semestre, entre SP e Orlando (EUA).
“Queremos oferecer cada vez mais conforto aos nossos passageiros, com aeronaves com a mais moderna tecnologia disponível na aviação, que são mais eficientes e com menor impacto ambiental”, afirma Claudia Sender.
O Airbus A350 prefixo PR-XTA é o primeiro de uma longa encomenda realizada pela Latam Airlines, grupo que reúne a Tam e a empresa chilena Lan Airlines. Ao todo, as empresas vão receber 27 modelos A350, nas versões A350-900 (como a primeira que chegou ao Brasil) e o A350-1000, que ainda está em desenvolvimento e deve entrar em operação até 2017.
“Estamos sempre atentos ao cenário e ajustamos o nosso plano de renovação de frota para alocar aeronaves mais adequadas para cada mercado. O A350 XWB chega à nossa frota com a missão de ser um dos principais aviões a operar voos de longo curso, para os Estados Unidos e para a Europa. A combinação da sua fuselagem mais ampla, seus avançados materiais compostos e sua cabine diferenciada proporcionam uma experiência de viagem ainda mais agradável e uma operação mais eficiente”, diz o vice-presidente de Frota e Motores do Grupo LATAM Airlines, José Zaidan Maluf.
Introduzir uma aeronave como o A350 XWB no mercado de aviação das Américas e, consequentemente, do Brasil trouxe desafios a mais para a TAM. “A ousadia está no nosso DNA. Conduzir a estreia do A350 XWB no Brasil demandou o trabalho de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente a esse projeto, além do apoio de todas as demais áreas que se dedicaram para estarem prontas a operar essa inovadora aeronave. Temos que agradecer o empenho de todos os funcionários da TAM e do Grupo LATAM, além das empresas e autoridades envolvidas nesse projeto”, revela o vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM, Ruy Amparo.
Considerado um dos jatos comerciais mais modernos, o A350 tem consumo de combustível e custos operacionais até 25% mais baixos que modelos da geração anterior. Como explica a Airbus, mais de 70% da aeronave é construída com materiais compostos, como fibra de carbono, além de metais leves, tais como titânio e alumínio especial. Esse tipo de construção reduz o peso do avião e também aumenta sua resistência a corrosão.
O A350 da Tam está configurado com 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business. A partir da quarta aeronave, prevista para ser entregue em junho do ano que vem, haverá mais uma novidade: uma terceira classe de serviço Economy Plus, com mais espaço entre as poltronas. Serão 30 assentos na Premium Business, 63 na Economy Plus e 246 na Classe Econômica.
E a viagem também promete ser diferente: com a cabine construída com materiais compostos, mais resistentes a corrosão, a mistura do ar condicionado pode ser mais úmida, reduzindo os efeitos causados pelo “ar seco” em longos voos. De acordo com a Tam, o A350 ainda possui um novo conceito de iluminação que ajuda a diminuir o “jet lag”.
Outras novidades a bordo do novo avião da Tam são as janelas panorâmicas e os compartimentos de bagagens de mão maiores.
Segundo dados da Airbus, o A350-900 pode alcançar a velocidade máxima de 945 km/h e tem autonomia de 15.000 km com peso máximo de 275 toneladas.
Além da Tam, as companhias concorrentes Azul Linhas Aéreas e Avianca Brasil também encomendaram o novo jato da Airbus. A Azul fez um pedido por cinco unidades e a Avianca por outros 10 – todos modelos A350-900.
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