quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Boeing tem planos de espremer os passageiros da classe executiva

Todo mundo juntinho! Pelo menos os assentos reclinam até a posição horizontal (US Patents/Boeing)

A Boeing registrou uma patente com uma ideia para “amontoar” passageiros na ala nobre de seus aviões comerciais. O plano da fabricante, uma classe executiva de “alta densidade”, como ela mesma definiu, pode enfileirar até 12 viajantes em uma única sessão de assentos com disposições intercaladas. O novo arranjo pode aumentar em até 50% o espaço na “Business Class”, que normalmente tem apenas quatro poltronas por fileira.

Os esquemas apresentados nas patentes utilizam os interiores dos jatos 777 e 787, resultando em estranhas cabines executivas com até três corredores. O espaço para os passageiros de luxo nessa configuração obviamente é menor, mas o projeto prevê espaço o suficiente para a instalação de assentos que reclinam até a posição horizontal, permitindo ao menos viajar deitado. O preço dos bilhetes nessa classe também pode baixar.

A Boeing também desenhou cabines executivas de alta densidade com assentos em posição reversa, o que colocaria os passageiros frente a frente, e também em linhas escalonadas. Em todos os esquemas, o acesso a poltrona parece ser bastante complicado, o que certamente deve exigir certo contorcionismo para se acomodar.

Um porta-voz da fabricante, em resposta ao website Australian Business Traveller, disse que “a Boeing arquiva muitas patentes todos os anos para proteger sua propriedade intelectual, mas isso não significa necessariamente que vamos adiante com todos esses projetos”. Uma ideia como essa também depende da aprovação em pesquisas de companhias com clientes.

Se estão pensando em espremer os passageiros da classe executiva, tenho dó de quem viaja na econômica…

Nenhum comentário:

Postar um comentário